A “nova” Rede Social – Vero

A aparição de novas redes sociais sempre vem com muitas expectativas, né?! Desde o Orkut, a cada “nova rede”, geral corre para garantir a sua conta. Tipo, qual vai ser a bola da vez? Quais as novidades que irão trazer para prender o nosso interesse? Presenciamos vários casos de sucesso seguido de falha em um curto período, já que poucos são escolhidos para reinar.

2802-vero2

Faz alguns dias, e eu tenho lido sobre a Vero, que é a nova rede social que chegou para, teoricamente (ou não), substituir o Instagram. Com um belo design, o app une à possibilidade de compartilhar fotos e vídeos (garantindo edições bem bacanas), além de recomendações de músicas, livros, links, filmes e programas de TV.

2802-vero1

O legal é que na Vero seus compartilhamentos são sempre muito seguros e você pode escolher quem poderá ver sua informação de forma muito simples (fica tudo especificadinho na interface do app). Por exemplo, o usuário pode escolher se suas publicações ficam visíveis para amigos próximos, amigos, conhecidos, seguidores ou privado. Uma vez que você quer marcar um local que visitou, mas não gostaria que todos soubessem sobre a visita, apenas amigos muito íntimos.

th

O aplicativo que se tornou famoso mundialmente (já é o nº 1 na App Store americana), e está em 13° lugar na App Store Nacional, promete ser mais realista – daí o nome “VERO”, Verdade em Italiano – compartilhamento em ordem cronológica sem imposição de algoritmos (como tem sido usado no Facebook e no Instagram), além de uma interface muito intuitiva, de forma que as as instruções fiquem bem claras na tela. Confesso, que super me chamou a atenção.

O que chama ainda mais a atenção é que a Vero não oferece opção de compartilhamento ou registro via nenhuma outra rede social. Seu cadastro tem que ser feito do início. O que não é surpresa, já que um de seus principais apelos é a transparência e “a verdade”. Por enquanto, para criar uma conta na rede social não é preciso pagar nada. Porém, após atingir um certo número de usuários aqui no Brasil, passará a ser cobrado (valor ainda não divulgado). Vale destacar que a Vero existe desde 2015.

Com certeza (como milhares de pessoas), você pensou: “Quem pagaria para usar uma rede social?” Esse pensamento coletivo pode claramente explicar o enorme sucesso da rede Vero no número de downloads e contas criadas logo após seu lançamento oficial, já que o primeiro milhão de usuários terão gratuidade para o resto da vida. Assim como eu, vejam o e-mail que recebi:

Após esse questionamento, vale a reflexão: Será que pagar por uma rede social é algo assim absurdo? Atualmente, seria “o preço a se pagar” para termos algo free de Spams, ou no caso dos algoritmos. Pensemos no caso da Netflix, por exemplo, que após experimentarmos a comodidade de não precisar desviar de arquivos maliciosos, lutar até a morte com pop-ups que insistem em nos atormentar, a ideia de pagar passou a ser cada vez mais aceitável. 

E aí surge outra questão: Mas e qual a comodidade que uma rede social apresentaria para justificar uma cobrança? Aí é que vem a estratégia dos caras. Como citei acima: SEM ALGORITMOS E PROPAGANDAS.

Além de não ter mais propagandas no meio dos posts dos seus amigos e você rolar a timeline tranquilx, sem se preocupar em perder alguma publicação, porque a Vero se propõe a ser uma rede social em que o feed não será regido por algoritmo X ou Y e você só verá conteúdo de quem você escolher acompanhar. 

Desta forma o sucesso repentino se deve, provavelmente, a uma espécie de promoção feita pela rede social. Por ora, a Vero ainda é bem limitada, mas promissora. E a rede social deve receber mais incrementos com o tempo. O que é mais uma opção para quem gosta de compartilhar os seus momentos. Encontro vocês, lá.

 

Beijos, Shay. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s