Fotos excelentes com seu Celular? Sim, você pode!

Adora fotografar mas não possui uma câmera profissional e sempre que vai capturar uma imagem com seu Smartphone a foto sai estranha? Saiba que com algumas diquinhas, o seu celular é mais do que o suficiente para fotos incríveis.

1. Limpe a lente

Muito obvio né? Mas algo simples, se torna uma regra e por isso é tão importante. Diferente de uma câmera profissional que esta sempre com a lente protegida, o seu celular fica exposto a suas mãos, suor, poeira e etc…

Inclusive esse é um dos principais motivos para as fotos do celular acabarem ficando borradas e opacas. Se você estiver com uma camiseta de algodão, o paninho do seu óculos ou qualquer outro tecido suave, é só dar uma passada leve pela lente e tirar as impurezas que estiverem por lá.

2. Mexa nas configurações da Câmera

Outra dica super obvia, mas é importante que você explore o menu de configurações da câmera do seu celular antes de sair fotografando. Verifique se a qualidade das fotos está no máximo, já que muitos celulares limitam a resolução da câmera para poupar sua memória. Além disso, identifique todas as funções dos botões. Descubra a melhor maneira de fazer foco (é realmente importante focar o objeto) e estude os controles.

É importante aprender quais as configurações de foco que seu celular permite no momento das fotos (alguns modelos fazem um quadradinho em torno do objeto, um pouco antes de capturar a imagem). Muitos permitem alterações como foco manual (você define onde quer focar, ao invés de ser automático), e foco semiautomático avançado.

3. Luz

A luz deve sempre estar de frente para o objeto. Fique atento à luz natural, pois é a mais indicada para fotos de boa qualidade. A face do objeto a ser fotografado, deve estar sempre iluminada.

Uma dica simples para localizar a luz ambiente caso esteja com dificuldade é: Veja onde está se formando sombra nos objetos ao seu redor. Se estiver para esquerda você saberá que a fonte de luz está à direita. Caso não tenha praticamente sombra, é porque a luz está exatamente acima do objeto.

A regra é que você deve evitar que a luz esteja atrás do objeto foco da sua foto.  Quando a luz está atrás, você só consegue ver a silhueta mas nenhum detalhe do objeto (esse também é um método de fotografia que podemos falar em outro post, chama-se: Low Key). Para isso, posicione-o de frente para a fonte de luz, e tire uma foto exatamente na frente ou ao lado dele.

Caso você não possa evitar a luz ambiente vindo de trás, use o flash. Esse é o único caso que é recomendado usar o flash da câmera. Em outros casos recorra à luz natural ou ambiente. Veja exemplos do posicionamento da luz:

4. Experimente ângulos, tire muitas fotos segurando o obturador da câmera

É importante que você tire várias fotos de ângulos diferentes (solta o dedo, pode ir batendo fotos à vontade) para só depois saber qual delas ficou do seu gosto. Limpe ao redor do objeto (caso seja um ambiente fechado) para que não apareça itens que não deseja em sua imagem.

Seja criativo! Muitos Smartphones tem a opção de tirar fotos em série, aquelas em que pressionamos o botão obturador da câmera e seguramos, enquanto o objeto se movimenta, ou nós mesmos ajustamos o ângulo da imagem. Desta forma, podemos analisar as que mais nos identificamos depois da sessão das fotos (e claro, se necessário apagar as que não lhe agrada).

5. Sempre que possível, utilize a câmera traseira de seu Smartphone

A câmera frontal do seu celular tem uma resolução bem inferior do que a câmera de trás, possuindo menos megapixels. Então, a não ser que queira mesmo uma selfie, não use a câmera frontal.

6. Regra dos Terços (Grade)

A regra conta que nossos olhos são atraídos naturalmente por imagens divididas em 3 partes, com o objeto principal um pouco fora do centro.

Uma forma fácil de aplicar isso é de imaginar duas linhas horizontais e duas linhas verticais (muitos celulares tem como habilitar essa opção como “grade”) cortando a tela em tamanhos iguais. O objetivo é posicionar o objeto que você quer focar no encontro de duas dessas linhas, como na imagem abaixo:

7. Não use o Zoom, aproxime-se e caso necessário recorte a imagem.

Essa é uma dica meio difícil de cumprir, principalmente quando estamos apavorados para tirar uma foto rápida e o objeto esta distante, mas não use o Zoom digital do seu celular, NUNCA!

Então, tire uma foto maior e depois recorte. A resolução das câmeras dos celulares estão cada vez melhores. São muitos pixels, então concentre-se no objeto e fotografe. Caso tenha a possibilidade, use aplicativos full-frame, como o Câmera+, e depois edite. Mesmo que não tenha esses apps em mãos, capture a foto normalmente e quando você tiver tempo para um ajuste cuidadoso da composição, recorte corretamente para melhorar o contexto de uma imagem. Experimente recortar um quadrado para adicionar foco ao assunto principal.

8. Edite suas fotos

A edição de imagens é muito “mal vista” por certas pessoas, por acharem que estão ” fugindo de sua realidade” em suas imagens, entretanto, a edição de imagem, nada mais é do que um tratamento na foto para que ela fique apresentável e mais bonita, como: alteração na luz, matiz, saturação, ou até mesmo algum filtro. Não é necessário fazer uma transformação drástica, se não achar necessário.

Segue alguns Apps, para que possa começar “a brincar”

  • VSCO CAM
  • Darkroom
  • Lightroom
  • Camera+
  • Aviary
  • Pixlr

Existem muitos outros, basta ver qual vocês se adaptam melhor. Eu utilizo muito e me adaptei melhor ao VSCO e o Lightroom. Instale algum que lhe agrade e esforce-se para aprender a usa-lo.

9. Pratique muuuuuiiiitoooo!!!!

Fotografe todos os dias! A melhor maneira de aperfeiçoar suas habilidades é praticando. Esteja sempre com seu celular em mãos, para não perder nenhum clique.

Fotografe o quanto você puder e não importa realmente o quê. Passe horas atrás de sua câmera. É assim que suas habilidades técnicas irão melhorar ao longo do tempo. Experimente e teste o seu estilo de fotografar.

Lembrem-se: O modelo da sua câmera não importa (obvio que existem câmeras profissionais por algum motivo), mas quase qualquer câmera é capaz de tirar boas fotos nas condições certas. Inclusive as câmeras dos aparelhos celulares mais modernos, que são boas o suficiente para vários tipos de imagens.

Espero que tenham gostado. É isso, e boa jornada! 😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s